sábado, 30 de outubro de 2010

Dark Wave!

foto 1

O surgimento das referências Dark Wave datam do final da década de 70 e início de oitenta. O marco? Costuma-se dizer que a música “Bela Lugosi’s dead”, do Bauhaus tenha marcado o início desse estilo musical que acabou influenciando o modo de se vestir e a atitude da juventude da época. Além de Bauhaus; Siouxsie (do Siouxsie and the Banshes) e Robert Smith (The cure) representam bem o estilo que traz uma mescla da escuridão, como o próprio nome diz, e do romantismo.

souxsierobert smith

O visual é sombrio e bem elaborado, tudo isso auxiliado pela maquiagem carregada, mas que deixa a pele bem clara, os cortes de cabelo eram característicos, geralmente bem espetados, com as pontas evidentes. Os looks trazem roupas com referências de sado-masoquismo, sobretudos, capas, coturnos, roupas de couro (como jaquetas), luvas, tudo isso em tons super escuros, geralmente o totally black.

dark wave

Algumas referências do Dark Wave em coleções atuais, e a forte presença da tendência no make Up do desfile de Yohji Yamamoto na última semana de moda de Paris:

referencia darkreferencia dark wave

Para finalizar, fica uma dica de filme, pra quem quer ver e conhecer um pouco mais sobre o estilo Dark Wave, The Hunger, filme com Bauhaus e David Bowie, mostra bem a estética oitentista do estilo em questão, veja um trecho:

 

The Hunger

Nenhum comentário: