quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Nada que o rock não resolva!

E a tão comentada palestra Moda e Rock’roll aconteceu ontem, quarta 13,  na Saraiva MegaStore do Iguatemi e contou com a presença de formadores de opinião, amigos, leitores do blog, dentre outros, o espaço Rachel de Queiroz estava realmente lotado. E pra quem não pôde ir, a gente mostra tudo que aconteceu por aqui!

Resumir mais de 50 anos de historia e estilos do rock não é tarefa fácil, pelo contrário, isso requer muita cautela, esquecer qualquer detalhe importante não é nem algo a se pensar. Foi pensando nisso, que selecionamos os estilos mais marcantes de todas as décadas para expor na palestra. A introdução fazia um esclarecimento da relação entre moda e rock, até chegarmos ao surgimento dele, nos anos 50, com o marco importante do lançamento do filme “O Selvagem”, com Marlon Brando, o uso da jaqueta perfecto, de couro, o surgimento dos rockabillies, a silhueta super feminina, com os detalhes dos rabos de cavalo, meias soquetes, cinturas marcadas. Além da explosão de outros grupos, como os nerds e teddy boys. Nos anos 60, destacamos a explosão dos beatles, o surgimento dos mods, a geração da psicodelia e das ruas de São Francisco, além do estilo dos grupos de proto-punk. Além disso fizemos uma viagem à rebeldia e efervescência do movimento punk, com suas calças rasgadas, jaquetas de couros, simbolos da suástica, surgimento da loja sex, onde Vivienne Westwood mostra suas criações ao lado de Malcom Mclaren e os Sex Pistols começam sua trajetória pelas ruas da Inglaterra.

Abordamos ainda o glam rock, com seus principais representantes: David Bowie, New York Dolls e Marc Bolan, do T-Rex, isso sem falar nas bandas oitentistas que aderiram ao new wave, new romantic, dark wave, heavy metal e thrash metal, com seus visuais caracteristos. Passamos pelo movimento grunge dos anos 90, até chegarmos à explosão do indie nos anos 2000. Numa outra parte da palestra demonstramos algumas referências de todos esses estilos em coleções atuais e nas maquiagens, que já haviam sido explicadas pela Patrícia Mendes.

E para finalizar a noite pra lá de especial, a banda Emphase prestigiou os presentes com um repertório que trazia o melhor de The Doors e fez a noite se tornar mais perfeita do que já havia sido até então.

Gostaríamos de agradecer mais uma vez à Agência Maestros e o Quartas do Rock, juntamente com a Saraiva MegaStore, pelo convite, à banda Emphase por ter nos prestigiado com o seu maravilhoso show, ao Carlos Muniz, responsável por toda a parte técnica da palestra, ao Rafa Gomes, responsável pelo novo layout LUZ do blog, que na ocasião foi apresentado aos presentes, ao Marcos Felipe, da Full Vinyl um grande parceiro e querido do Vintage Guide, aos amigos presentes, blogueiros, todos que ajudaram a divulgar o evento e aos elogios à palestra.

1 cópia

Fotos: Lucas Benedecti e Ian Albuquerque

5 comentários:

Ravena disse...

Adorei a palestra, muito interessante! A abordagem muito boa envolvendo música e vestimentas de forma harmoniosa. Parabéns meninas!

Luana Teles. disse...

Lindas, lindas e lindas. Valeu super a pena ter ido, achei a palestra super bem informativa e discontraída. Parabéns, lindas!

Joicy Muniz disse...

Own gente, muito obrigada, é muito luz ler isso de vocês aqui! Beijos! ;*****

Augusto Erthal disse...

Muito bom acompanhar a cobertura da palestra, mesmo que à distância. Parabéns pelo trabalho e que venham mais oportunidades como essa! Keep on rockin!

Lígia disse...

Queria tanto ter ido...se eu morasse ai teria reservado meu lugar na primeira fila! pelas fotos e comentarios aqui ces detonaram meu!